quinta-feira, 30 de maio de 2013

Estação de trem na Paraíba volta a funcionar após reforço na segurança

 

CBTU garante que estação de Mandacaru, na capital, terá maior segurança.
Cruzamento de trens volta a acontecer no local já nesta quinta-feira (30).


Após reunião com o Ministério Público do Trabalho, na quarta-feira (29), a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) divulgou que o cruzamento dos trens voltará a ser realizado na estação de Mandacaru, em João Pessoa, já a partir desta quinta (30). Segundo a empresa, a Polícia Militar vai intensificar o policiamento na área para evitar ações de violência no local .
Uma reportagem da TV Cabo Branco, exibida no dia 22 deste mês, mostrou moradores relatando que a estação de Mandacaru era usada para confronto de grupos criminosos rivais, além de assalto aos passageiros dentro dos trens. E devido aos constantes registros de violência  no local, a diretoria da CBTU em João Pessoa havia alterado o encontro dos trens para a estação do Varadouro.
A reunião da quarta-feira foi intermediada pelo procurador do Trabalho, Cláudio Cordeiro Queiroga Gadelha, e contou com a participação de representantes da CBTU, Polícia Militar e Sindicato dos Ferroviários da Paraíba. Além de retomar de imediato as atividades operacionais na estação de Mandacaru, ficou acordado que a CBTU deverá apresentar, dentro de 30 dias, um projeto de segurança eletrônica para o sistema e que possa auxiliar a Polícia Militar no monitoramento da área.
“Também ficou acertado que a gente deve apresentar, no mesmo prazo, um estudo e a viabilidade da abertura de concurso público. O concurso já está aprovado pelo Governo Federal, mas a CBTU ainda estuda a necessidade de cada Unidade para a abertura de vagas”,  afirmou o superintendente da CBTU em João Pessoa, Lucélio Cartaxo.
Segundo o que ficou decidido na audiência, a Polícia Militar fará uma cobertura especial no entorno da estação de Mandacaru, com rondas permanentes e reforço nas primeiras horas da manhã, para garantir o acesso dos empregados ao serviço. “A polícia também vai estar presente em todos os horários em que haja cruzamento na estação, tornando a área totalmente assegurada”, disse Lucélio Cartaxo.
O cruzamento dos trens na estação de Mandacaru estava suspenso há cerca de dois meses após o aumento da violência no bairro. Diante dos atrasos nos trens com o cruzamento na estação João Pessoa, a CBTU decidiu recorrer ao Ministério Público do Trabalho para encontrar uma solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário