sábado, 20 de abril de 2013

FRAQUEZA: império montado por importante família da PB desmorona e federal deverá ser novamente ‘sacrificado’ para ascensão de patriarca

 

FRAQUEZA: império montado por importante família da PB desmorona e federal deverá ser novamente ‘sacrificado’ para ascensão de patriarca FRAQUEZA: império montado por importante família da PB desmorona e federal deverá ser novamente ‘sacrificado’ para possibilitar ascensão de patriarca do grupo

O guarda chuva montado pelo ex-governador José Maranhão (PMDB) que conquistou duas desejadas cadeiras no legislativo - uma na Câmara Federal e outra na Assembléia Legislativa -  parece que ficou pequeno para os integrantes da família tradicional da região do Curimatau paraibano.

Com fortes perspectivas de não participar da chapa majoritária, Zé Maranhão estuda a possibilidade de retomar a cadeira de deputado federal e com isso derrubar o hoje ocupante da cadeira, o seu sobrinho Benjamin Maranhão (PMDB), que já abriu mão da reeleição no ano de 2006, em face da Operação Sanguessuga (leia matéria).

Com apenas duas cadeiras, Maranhão tentará a sua sobrevivência politica, retomando um mandato em Brasília, deixando assim a ver navios o seu sobrinho, que esperava ansiosamente a  ‘aposentadoria’ do tio. Tal conjectura deixou a outra sobrinha de Zé, a deputada estadual Olenka Maranhão de orelha em pé. Olenka agora  vê em ‘Benjinha’ uma ameaça de permanência na Casa de Epitácio Pessoa.

Ou seja, com três nomes e com apenas dois cargos, um terá que sobrar, e inevitavelmente Benjamin poderá ser novamente sacrificado.

Com uma atuação discretíssima na Câmara Federal, Benjamin pouco dá entrevistas e é tido pelos articulistas que acompanham a política em Brasília como um parlamentar ‘desconfiado’ e sem personalidade.

Ante a iminência de voltar ao ostracismo politico, Benjamin ainda sofre com a ação penal que tramita no STF, que investiga a atuação de um esquema criminoso, desvendado na Operação Sanguessuga,. Neste, as empresas do Grupo Planan eram contratadas por meio de licitações dirigidas para o fornecimento de ambulâncias a preços superfaturados por diversos municípios brasileiros.

A contratação era condicionada ao pagamento de vantagem indevida a agentes públicos.

Relembre o caso

A Operação Sanguessuga foi deflagrada pela Polícia Federal em quatro de maio de 2006. Na ocasião, 48 pessoas foram presas e 53 mandados de busca e apreensão cumpridos. Todos respondem aos processos em liberdade. De acordo com estimativas feitas à época, o grupo movimentou R$ 110 milhões.

Segundo a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Departamento Nacional de Auditoria do Ministério da Saúde (Denasus), o esquema causou um prejuízo de pelo R$ 15,5 milhões aos cofres públicos. Conforme auditoria houve superfaturamento em 70% dos convênios analisados.

No Congresso, a operação policial resultou na abertura de uma CPI mista, formada por deputados e senadores. A CPI das Ambulâncias, ou dos Sanguessugas, pediu o indiciamento de 72 parlamentares, sendo três senadores. Mas nenhum foi cassado.

Entretanto, em outubro de 2006, cinco deputados se reelegeram. Dois senadores continuaram com o mandato, que estava na metade, enquanto o paraibano Benjamin Maranhão desistiu de disputar a reeleição por conta do escândalo.  

 

Corpo de mulher é encontrado no Cabo Banco

 

Aguinaldo Mota
Na tarde desta sexta-feira (19), o corpo de uma mulher não identificada foi encontrado em um matagal próximo à barreira do Cabo Banco, na capital paraibana.
O corpo está em estado de decomposição e o Gemol afirma que a mulher está morta há mais de uma semana.
A polícia está investigando o caso.

Érika Leal

Criminosos que chocaram a Paraíba não aceitam acusado de matar Fernanda Ellen em Presídio


O vigilante Jefferson Luís de Oliveira Soares, 25 anos, segue detido em uma cela isolada na Penitenciária de Segurança Máxima PB-01, localizada na Praia de Jacarapé em João Pessoa. Revoltados com o crime cometido por Jeferson, os demais presos ainda não permitiram sua socialização na casa de detenção.
De acordo com o coronel Arnaldo Sobrinho, gerente executivo do Sistema Penitenciário da Paraíba, ainda não há condições de manter, o acusado de matar a menina Fernanda Ellen, convivendo com os demais detentos, mesmo aqueles que estão recolhidos pela prática de crimes que também chocaram todo o Estado, como o “Grupo de Queimadas”, o “Mata Sete” e o “Monstro Abner”.
“Ele está em uma sala sozinho, tomando banho de sol isolado, mas tem acesso ao banheiro, água e comida. O diagnóstico da direção do PB-01 é que não há condições de mantê-lo sob o convívio dos demais, mesmo aqueles que praticaram crimes semelhantes ao de Jeferson. O sentimento entre eles é de revolta”.
“Monstro Abner”
Desde agosto de 2011, que Fábio Pereira (conhecido como Abner) foi transferido á Penitenciária de Segurança Máxima PB-01, onde segue sob custódia. Ele é acusado de estupros e sequestros em série contra crianças e adolescentes em João Pessoa e mais cinco estados do País. Mais de 18 vítimas do estuprador o identificaram.
“Grupo de Queimadas”
Os sete adultos suspeitos do estupro de cinco mulheres e do assassinato de duas delas durante uma festa, em Queimadas (PB), seguem detidos em uma sala comum no PB-01. Eles organizaram uma festa de aniversário para atrair mulheres para serem abusadas.
Durante a fuga,  o grupo levou como reféns a secretária Michelle Domingos, 29 anos, e a professora Isabela Pajuçara, 28 anos - mais tarde encontradas mortas. Elas teriam sido assassinadas porque reconheceram dois dos acusados (irmãos).
“Mata Sete”
Carlos José da Silva Lima ficou conhecido como “Mata Sete”. Recolhido no PB-01 desde 2009, atualmente exerce a função de auxiliar de cozinha na casa de detenção. Ele, juntamente com a ex-esposa, Edileuza Oliveira, mataram o gesseiro Moisés Soares Filho, três filhos menores e sua mulher Divanise Lima dos Santos, que estava grávida de gêmeos.
“Caso Fernanda Ellen”
Sepultamento
O corpo da adolescente Fernanda Ellen deve ser sepultado no Cemitério Parque das Acácias, entre os dias 28 e 30 de abril. A informação foi confirmada na noite desta sexta-feira (19), pelo pai da menina, Fábio Cabral.
“O delegado me disse que até o final do mês, nós iríamos poder velar e enterrar o corpo”, disse Fábio, referindo as informações do delegado Aldrovilli Grisi, que acompanhou o caso. Na manhã desta sexta-feira (19), a autoridade policial concluiu o inquérito de investigação da morte de Fernanda, onde indicia o vigilante Jefferson Luís de Oliveira Soares por ocultação de cadáver e latrocínio (roubo seguido de morte).
Identificação do corpo
Na última quarta-feira (17), o Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC) confirmou que o corpo encontrado na residência do acusado, no último dia 8 de abril, é da estudante Fernanda Ellen Cabral de Oliveira, 11 anos. A constatação foi feita através do exame de antropologia forense. Os resultados de outras análises, como o resultado do exame de DNA e conjunção carnal, estão sendo aguardados.

Suspeito de atentado em Boston é preso em rua de cidade vizinha, diz polícia

 

"Fechamos um capítulo muito importante desta tragédia", disse Obama.


Dzhokar Tsarnaev, de 19 anos, suspeito de participar do atentado terrorista na Maratona de Boston, na segunda-feira (15), foi preso pela polícia americana na noite desta sexta (19) em Watertown, cidade do estado de Massachusetts. O desfecho da caçada policial ocorreu após mais de 20 horas de perseguição e uma hora de cerco ao jovem, que conseguiu fugir da primeira vez em que foi encurralado e que estava refugiado em um barco no quintal de uma casa.

Após localizar o suspeito, a polícia montou um bloqueio na área. Testemunhas dizem ter ouvido diversos disparos de armas de fogo. Depois de algum tempo, a cobertura do barco foi retirada, tendo sido encontrado sangue no local, segundo informações do jornal Boston Globe e da rede WCVB, respectivamente. (Ao lado, veja vídeo de tiretio publicado no YouTube por TitusF2.)
O Boston Globe disse que a polícia utilizou "flash bangs", bombas não-letais que emitem luz e produzem muito barulho, para deixar o suspeito desorientado. Segundo a emissora NBC, a polícia fez uso de um negociador durante a ação.
Minutos depois, por volta das 20h50 locais (21h50 em Brasília), a polícia de Boston confirmou a prisão de Dzhokhar Tsarnaev. A notícia foi recebida com aplausos pelas pessoas próximas ao local do cerco.
A polícia confirmou que o suspeito está em estado grave no hospital e que não houve troca de tiros no barco. Segundo a agência de notícias Reuters, a polícia chegou ao suspeito por informações de vizinhos que disseram ter visto sangue perto do barco.
O irmão mais velho de Dzhokar, identificado como Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, também suspeito de participação no atentado, foi morto durante a madrugada após uma troca de tiros nas imediações de um shopping center no subúrbio de Boston. Mais de 200 munições foram usadas pela polícia.
Os irmãos de origem chechena moravam em Cambridge, na região de Boston, segundo as autoridades. Uma autoridade federal ouvida pela Reuters disse que a suspeita é que a motivação para o ataque tenha sido o "extremismo islâmico". O atentado na reta de chegada da maratona deixou 3 mortos e 176 feridos, em crime que chocou o país.
Segundo o policial Davis, o primeiro rapaz morto é o suspeito do "boné preto", o mesmo cuja foto foi apresentada pelo FBI, a polícia federal dos Estados Unidos. No dia do atentando ele também usava óculos de sol e carregava uma mochila, na qual a polícia acredita que uma das duas bombas usadas no atentado terrorista estava.
O segundo suspeito, preso na noite desta sexta, usava boné branco no momento dos ataques e aparece em diversas imagens no local das explosões. Em um perfil em uma rede social russa, questionado sobre sua "visão de mundo", Dzhokar Tsarnaev afirma que é islâmico.
Um homem que se identificou como pai dos jovens disse à agência russa Interfax que os rapazes "são inocentes" e que foram vítimas de uma armadilha. Alina Tsarnaeva, irmã dos suspeitos que reside em Nova Jersey, disse que "jamais poderia esperar" que os familiares se envolvessem nisso.
Um tio, entrevistado pela imprensa americana, afirmou que os rapazes são "perdedores" e culpados, além de uma vergonha para a família. Outra tia, moradora de Toronto, no Canadá, afirmou acreditar que os garotos são inocentes e pediu mais provas ao FBI.
Perseguição policial
A polícia chegou até os irmãos suspeitos pelo atentado após um incidente no campus do MIT (Massachusetts Institute of Technology), em Cambridge. O local é separado de Boston pelo Rio Charles. Segundo o coronel Alben, houve um assalto a um mercado próximo de onde os irmãos estavam escondidos. Assustados, eles teriam atirado contra um policial.
Pouco depois, os policiais receberam informações sobre um roubo de carro. O motorista teria sido mantido refém por meia hora e solto em um posto de combustíveis. A polícia localizou o veículo e, durante uma perseguição, a dupla atacou os agentes com explosivos e tiros.
Foi nesse momento que Tamerlan Tsarnaev, o irmão mais velho, foi baleado, detido e levado para o hospital, onde acabou morrendo. Um policial foi ferido.
Richard Wolfe, chefe do pronto-socorro do hospital que recebeu o suspeito ferido, disse que ele sofreu múltiplas lesões, provavelmente por tiros e explosões, o que causou uma parada cardiorrespiratória. Questionado sobre a quantidade de tiros que ele levou, o médico disse: "Incapaz de contar".
O irmão mais novo, no entanto, conseguiu escapar do local e desencadeou uma grande ação policial, que contou com contingente do FBI, agentes armados com fuzis, especialistas do esquadrão antibombas, veículos blindados e helicópteros Black Hawk. Os policiais, federais e locais, fizeram uma busca "casa por casa" na região.
'Muitas questões sem resposta'
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, saudou o trabalho das forças policiais que permitiu a captura de Dzhokar Tsarnaev, mas destacou que ainda há "muitas questões sem resposta" sobre os atentados.
"Obviamente, esta noite ainda há muitas perguntas não respondidas Entre elas: por que homens jovens que cresceram e estudaram aqui como parte de nossas comunidades e país recorrem a esse tipo de violência? Como eles planejaram e realizaram esses ataques, e eles receberam alguma ajuda?"
Em um breve discurso na Casa Branca, o presidente reconheceu que esta foi "uma semana difícil", em referência ao atentado que deixou três mortos e 180 feridos e à explosão que devastou uma cidade na região de Waco, no Texas. Segundo o presidente, os autores do atentado fracassaram porque os americanos "se negaram a ser aterrorizados".
Explosões em maratona
As duas fortes explosões ocorreram no momento em que milhares de corredores terminavam a 117ª edicão da maratona, considerada a mais antiga do mundo, disputada desde 1897. Muitas pessoas estavam no local, em clima festivo, esperando pela chegada dos corredores.
A primeira explosão ocorreu perto de uma loja de equipamentos esportivos e a outra próxima a uma arquibancada. As duas explosões foram quase simultâneas e ocorreram por volta das 14h50 locais (15h50 de Brasília), na segunda (15). Testemunhas relataram ter visto feridos graves, com membros amputados, e muito sangue na rua.
A prova deste ano era disputada por pelo menos 131 corredores brasileiros. O Itamaraty afirmou que não houve registro de vítimas brasileiras.
Em vídeos divulgados pelo FBI na quinta (18), os dois indivíduos são vistos andando juntos antes dos ataques. Richard DesLauriers, que chefia a investigação, disse que eles estavam "fortemente armados" e eram "perigosos".
No dia do ataque, os dois suspeitos levavam mochilas que, acredita-se, carregavam as duas bombas detonadas, feitas com explosivos acondicionados em panelas de pressão

Em visita a PB, ministro diz que águas da Transposição podem chegar já em 2014

 

 


Bezerra lembrou que a obra é muito complexa, mas que vive um novo momento

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, esteve na Paraíba na tarde desta sexta-feira, 19, mas precisamente nas cidades de Monteiro e Campina Grande, onde visitou os trechos da obra de Transposição do Rio São Francisco e disse que os momentos mais difíceis da execução da obra já passaram. O ministro esteve acompanhado de senadores, deputados e outras autoridades do Estado durante a visita.
“Já vencemos os momentos mais difíceis e complicados da Transposição do São Francisco e espero ver a água chegar, já em 2014, para muitos”, disse o ministro em seu micro blog no Twitter.
Bezerra lembrou que a Integração das Bacias do Rio São Francisco, nome oficial da obra, é muito complexa, mas que vive um novo momento “que em pouco tempo mudará a vida de 12 milhões de brasileiros”.
“Em mais uma visita a Transposição, vejo muita dedicação e muito boa vontade de brasileiros que compreendem a necessidade desta obra”, destacou o ministro.
Já o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) tem um perspectiva menos otimista, o tucano que participou da visita na companhia dos outros dois senadores do Estado, Cícero Lucena (PSDB) e Vital do Rego Filho (PMDB), previu que na melhor das hipóteses a água da Transposição só chegue ao Rio Paraíba em 2015.
“A previsão é que só no final de abril a licitação do trecho da PB do eixo leste da transposição será feita”, declarou.
 

Corpo é encontrado com saco preso à cabeça no Altiplano, em João Pessoa

Polícia isolou o local até a chegada da perícia.
Sexo do corpo e motivo da morte ainda não foram divulgados.

 
Polícia preservou local do crime até a chegada dos peritos (Foto: Walter Paparazzo/G1)Polícia preservou local do crime até a chegada dos
peritos (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um corpo foi encontrado na barreira do bairro Altiplano, em João Pessoa, na tarde desta sexta-feira (19). A Polícia Militar (PM) informou que aparentemente o corpo é de uma mulher, mas que a confirmação do sexo e do motivo da morte só será feita com a chegada da perícia.
O capitão Onierbeth, da PM, explicou que a pessoa que encontrou o corpo entrou o contato rapidamente com o Centro Integrado de Operações Policiais (CIOP) e uma viatura foi até o local, e confirmou o fato. “Isolamos o local para que o Instituto de Perícia Científica possa fazer seu trabalho com maior precisão. Vimos só que o rosto está enrolado em um saco plástico”.
“Acreditamos que o crime não tenha sido praticado aqui. Achamos que a área foi usada só para esconder o corpo, mas essa informação só poderá ser confirmada pela perícia”, finalizou o capitão.

 

Procon multa postos de João Pessoa por aumento abusivo de preços

 

Ao todo, 11 postos de combustível foram autuados pelo órgão.
Preço da gasolina comum chega a R$ 2,89 em João Pessoa.

 

O Procon de João Pessoa multou 11 postos de João Pessoa que reajustaram os preços dos combustíveis sem justificativa. As multas, cujos valores chegam a R$ 330 mil, foram aplicadas com base na reincidência e aumento de preços abusivos, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, conforme informou o Procon. Veja a pesquisa completa.
saiba mais
    Os postos têm até dez dias para recorrer da decisão. Segundo a coordenadora do Procon, Nadja Palitot, no início da próxima semana, mais 50 postos devem ser autuados por aumentos abusivos.

    Etanol subiu
    Em mais uma pesquisa de preços dos combustíveis vendidos na capital, realizada nesta quinta-feira (18), foi constatado um reajuste de até R$ 0,10 no preço do etanol, com uma variação que chega a 16,8%. O produto foi o que mais sofreu aumento em relação ao último levantamento de preços, realizado no dia 9 de abril.

    O valor do litro do etanol teve reajuste em 28 postos e outros 61 mantiveram os preços praticados na pesquisa anterior. O menor preço do produto foi encontrado no Posto Canaã, em Jaguaribe, de R$ 2,14, e o maior no Posto Ataíde Bezerra, na Torre, R$ 2,49.

    Já no preço do litro da gasolina comum, houve uma variação de 7,8%. O maior valor é de R$ 2,89 e pode ser encontrado nos postos Pichilau e Boa Viagem (Distrito Industrial), no Posto Ataíde Bezerra (Torre), no Posto São Severino (Castelo Branco), nos postos JR e Quadramares (Manaíra) e no Posto Vitória (Jaguaribe). Já o menor preço foi encontrado no Posto Opção, também no Distrito Industrial, a R$ 2,69.

    Conforme a pesquisa, 16 postos aumentaram os preços em relação ao último levantamento, 12 baixaram e 69 mantiveram os mesmos valores. No caso da gasolina aditivada, a variação chega a 11,1%. Neste item, o menor preço do litro é praticado no Posto Novais (Bairro dos Novais), R$ 2,69, e o maior no Posto Ataíde Bezerra (Torre), R$ 2,99.

    O litro do diesel teve variação de até 17,5%, com queda de preço em sete postos, aumento em nove e manutenção em 77. O menor preço do diesel foi encontrado no Posto Independência, em Tambiá, a R$ 2,11, e o maior no Posto Metrópole, em Tambiá, a R$ 2,49.

    Em relação ao gás natural, a variação chegou a 8,9% e todos os postos pesquisados mantiveram os preços anteriormente praticados. O maior valor é do Posto Pichilau (Distrito Industrial), de R$ 1,85, e o menor preço do Maxi Posto (Três Lagoas), a R$ 1,69.

    Mãe morre após parto na PB e marido ganha direito a licença maternidade

     

    Um vigilante da cidade de Patos, na Paraíba, recebeu da Justiça o direito a licença e salário-maternidade após a morte de sua esposa, que teve complicações no parto da filha do casal. A decisão, publicada na tarde da quinta-feira (18), é do juiz Rosmar Antonni Rodrigues Cavalcanti de Alencar, da 14ª Vara da Justiça Federal, na Paraíba.

    Segundo a decisão, a criança ainda está internada em UTI, com a clavícula quebrada e um quadro de dificuldades respiratórias, necessitando, inclusive, da ajuda de aparelhos e de acompanhamento permanente por parte da família.
    saiba mais
      Para os pais, a legislação prevê uma licença paternidade de apenas cinco dias. Porém, com a determinação do juiz, o vigilante vai receber o benefício de salário-maternidade e terá o direito de se afastar do trabalho durante o período de 120 dias, contando a partir do dia 8 de abril, data de nascimento da menina.

      Segundo o advogado do pai beneficiado, Cícero Riatoan, essa é a primeira vez que um juiz concede esse direito a um homem no Nordeste. Conforme ele explicou, apenas existem quatro casos semelhantes bem sucedidos no país, sendo que nas regiões Centro-Oeste e Sul.

      “As avós materna e paterna da criança trabalham e não tinha quem ficasse com ela. Com esse benefício, ele terá o direito de permanecer com a filha durante quatro meses sem prejuízo no salário e nem no emprego e terá tempo para conseguir uma pessoa de confiança para cuidar dela”, comentou Riatoan.

      Argumentos
      Na decisão, o juiz leva em consideração que a Constituição Federal determina que homens e mulheres possuem igualdade de direitos e obrigações, e assegura que é dever da família, da sociedade e do Estado propiciar à criança, com absoluta prioridade, dentre outros, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, e que é responsabilidade dos pais assistir, criar e educar os filhos menores.

      Além disso, o juiz cita o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que mostra que a criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, por meio da efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência, sendo de responsabilidade dos pais o exercício do poder familiar.

      quinta-feira, 18 de abril de 2013

      O Dia do índio, 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas através do decreto-lei 5540 de 1943

      ASSORAC ASSOCIAÇÃO RAÍZES DA CULTURA UMA FAMILIA NA LUTA CULTURAL VISANDO LEVAR O CONHECIMENTO EM BUSCA DE UMA SOCIEDADE CUTURALMENTE DIVERSIFICADA...

      escola irmã stefanie faz um verdadeiro resgate cultura com apresentação e palestra com índios paraibanos ,parabéns a todos professores direção e alunos ...

      O Dia do índio, 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas através do decreto-lei 5540 de 1943, e relembra o dia, em 1940, no qual várias lideranças indígenas do continente resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos "homens brancos". Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril. O dia do Índio tem como função relatar os direitos indígenas e faz com que o povo brasileiro saiba da importância que eles tem na nossa história.

      Foi decretado pela ONU o "DIa Panamericano dos povos indígenas"
      Ligações externas

      com.br/datas-comemorativas/ult1688u2.jhtm |3=Dia do índio nasceu em 1940 no Congresso Interamericano}}
      Ícone de esboço Este artigo sobre datas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

      Um povo que foi massacrado,humilhado e escravizado pelos colonizadores ,mas mesmo assim tem sua importância no contexto histórico do Brasil. Eles proporcionaram ao nosso passado um histórico cultural rico,com desenvolvimento de tratamentos medicinais caseiros,comidas típicas e métodos de plantio.

      Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

      Origem da data

      Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

      No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

      Comemorações e importância da data

      Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

      Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.
      (13 fotos)



















      quarta-feira, 17 de abril de 2013

      Depois de imitar RCL com ato violento, Romero muda equipe; Araújo é 1º corte



      Alarmado com a série de problemas que sua gestão vem enfrentando, apesar de estar somente há 115 dias à frente do Poder Executivo municipal, o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), está decidido a fazer alterações na equipe, o que acontecerá a partir de uma espécie de remanejamento – um freio de arrumação, conforme se comenta nos bastidores do Palácio do Bispo.
      Romero irritado com Sizenando Leal reeditou violência de Ronaldo (Foto: Jornal da Paraíba)
      Assim que retornar de Brasília, amanhã, o prefeito espera por em prática as mudanças, que deverão começar pela CODECOM (Coordenadoria de Comunicação), onde o atual coordenador, o advogado José Araújo, não estaria se sentindo confortável, até mesmo em se tratando do salário, algo em torno de R$ 2 mil, o que ele consideraria pouco atrativo para o tamanho das responsabilidades. “Na advocacia, tiro isso com uma única petição”, tem dito ele a amigos mais próximos.

      Araújo priva da total confiança do Chefe, mas por não ser da área da Comunicação, seu trabalho tem sido prejudicado e ainda não produziu o que esperaria o prefeito.

      Romero tem de fato perdido a batalha da mídia. As críticas, por enquanto ainda tímidas, estão crescendo de forma rápida e até mesmo a imprensa da Capital já diminui o trabalho do prefeito campinense. Foi o caso hoje, por exemplo, do jornalista Wellington Farias, na coluna onde substituiu o multimidia Heron Cid, no ‘Correio da Paraíba’, publicando ácidas críticas ao desempenho gerencial de Romero.

      “Anda de mal a pior a gestão do prefeito Romero Rodrigues, em Campina Grande. Das 26 creches municipais, nada menos que19 estão fechadas. O PETI retornou às atividades, mas não funciona por falta de funcionários em número suficiente. E as exonerações de uns em benefício de outros, não param”, postou Farias, conhecido no Sistema Correio de Comunicação como “língua de tesoura”.

      Em outro tópico, Farias reporta-se ao lixo na cidade: “No calçadão de Campina Grande Romero já está sendo apelidado de Sujismundo, numa referência ao acúmulo de sujeira na cidade. As postagens, nas redes sociais, de fotos mostrando que em Campina o lixo dá na canela, não param. Nas áreas centrais até que está limpinho. Mas nos bairros periféricos a coisa tá preta”, excedeu-se o articulista.

      GREVES
      Romero está enfrentando a greve dos professores da rede municipal, que já se estende por mais de trinta dias e chegou a irritar-se violentamente e de modo surpreendente com grevistas, inclusive pondo o dedo em riste nas narinas do sindicalista Sizenando Leal, reeditando o infeliz gesto do seu guru Ronaldo Cunha Lima no fatídico episódio do Clube Campestre, quando humilhou o então governador José Maranhão.
      Ronaldo de dedo em riste acabou com sua própria festa ao insultar Maranhão no Campestre (Foto: arquivos d'A´PALAVRA)
      A área da Saúde já fez greve de advertência e as reclamações da população com a falta de médicos e de medicamentos em postos de saúde é alarmante.

      Para completar o clima de baixo astral que se instalou na atual gestão, a aprovação da lei 084/2013, instituindo no Município a gestão pactuada com Organizações Sociais envolvendo todas as áreas da administração, tem provocado um desgaste sem precedentes no prefeito, que passa a idéia de não querer governar, optando pela terceirização dos serviços, numa nítida demonstração de apatia para com o trabalho público.

      Outros setores enfrentam vários problemas, como o trânsito, onde a STTP tem também perdido a guerra perante a opinião pública com profusão de multas e o anúncio intempestivo da implementação de obras de duvidoso alcance, como o do corredor central para ônibus na avenida Floriano Peixoto, provocando a derrubada de árvores com até 60 anos de vida, gerando imediata repulsa da população.

      A MUDANÇA

      Assim, as alterações na equipe teriam abrangência mais elástica. Além de José Araújo, que deixará a CODECOM, o remanejamento – ou freio de arrumação – alcançaria a STTP, a Agricultura, a Educação, a Articulação Política, Juventude, Esporte e Lazer, O Programa Fome Zero, e até mesmo a Ação Social.

      “Os nervos do prefeito estão à flor da pele”, resumiu para A PALAVRA graduado assessor, configurando um clima realmente em descompasso com o que se imagina de Romero Rodrigues – um cidadão humilde e pacato, sóbrio e sereno, equilibrado e ponderado, nada a ver com aquele dedo em riste na cara de Sizenando, imitando o saudoso poeta Ronaldo Cunha Lima, gesto que acabou carimbando como “violento” o grupo a que ambos pertencem.

      Fonte: Da Redação

      Urgência na publicação do Edital para CFSD-PMPB 2013

      Por que isto é importante

       

      Há um deficit de 8.300 homens no efetivo da Polícia Militar da Paraíba. A constatação foi dada pelo coronel Euller Chaves, comandante da PM estadual. De acordo com a autoridade máxima do policiamento ostensivo paraibano, há atualmente 9,6 mil policiais militares atuando na Paraíba, quando o efetivo ideal seria de 17,9 mil homens. Cerca de 280 devem assumir os cargos no segundo semestre deste ano.
      Porém, para cobrir a carência de efetivo policial ainda não há nenhuma previsão de realização de concurso público, segundo o comando da Polícia Militar. O último processo seletivo deste tipo realizado na Paraíba aconteceu no ano de 2008.


      Fonte PolicialBR: http://www.uniblogbr.com/2013/01/policia-militar-tem-deficit-de-83-mil.html#ixzz2QelIEWwn


      Conforme o comandante da PM, coronel Euller Chaves, a corporação conta atualmente com 9.395 policiais, porém, segundo o militar, a Lei Complementar Estadual 87, de 2 de dezembro de 2008, prevê a atuação de 19.500 policiais na Paraíba.
      Ainda segundo o comandante, do total de policiais disponíveis, aproximadamente sete mil atuam nas ruas, efetivamente na segurança da população. De acordo com Euller Chaves, o déficit maior é no número dos policiais praças, principalmente os soldados e terceiro sargentos.

      Queremos mais homens nas ruas, trabalhando para garantir aos cidadãos de bem, segurança e o direito a viverem em um Estado onde a criminalidade, onde a bandidagem é combatida a cada dia.
      Então, vamos fazer valer nossos direitos. 
       
       Requerer o Exmo. Sr. Governador do Estado da Paraíba, a abertura do concurso para CFSD-PMPB, e consequentemente a publicação do referido edital, pois nosso Estado necessita de mais homens trabalhando em prol da segurança da população.

      exclusivo GREVE DOS SERVIDORES E PROFESSORES DO MUNICIPIO!!!


       
      GREVE DOS SERVIDORES DE SERVIÇOS GERAIS DAS ESCOLAS E CRECHES DO MUNÍCIPIO DE CAMPINA GRANDE

        
       
      "O Brasil

      só vai deixar de ser um país tão atrasado quando a educação for valorizada.
      O professor é uma das classes que menos ganha e é a mais importante. O Brasil cria gerações de pessoas ignorantes porque não valoriza a Educação. E seus professores. Não há interesse de que a população brasileira deixe de ser ignorante. Há quem se beneficie disso. As pessoas que comandam o País

      precisam passar a enxergar isso. A Saúde é importante? Lógico que é. Mas a Educação de um povo é muito mais".

      Bandidos explodem banco, cercam destacamento da PM e atiram na delegacia



      O tentente Jonathan Yassaqui informou que cerca de 6 homens utilizando motos e carros chegaram na cidade por volta das 3h
      Um posto de atendimento do Banco Bradesco, na cidade de Assunção, no Cariri paraibano, foi explodido na madrugada desta quarta-feira (17). Segundo o tenente Jonathan Yassaqui, comandante da 4ª CPMI, os acusados atiraram contra a delegacia da cidade.
      O policial informou que cerca de 6 homens utilizando motos e carros chegaram na cidade por volta das 3h, montaram um bloqueio em frente ao destacamento da Polícia Militar e foram em direção do posto bancário.
      “A quadrilha explodiu o local. Os policiais me informaram que o prédio ficou completamente destruído. Mas, não sei informaram que eles levaram dinheiro, porque as empresas não abastecem nesse perídio. Só a perícia poderá saber com precisão”, disse o tenente Yassaqui.
      Ainda segundo o tenente, a quadrilha efetuou disparos na sede da delegacia. “Os assaltantes estão tão ousados que bloquearam a saída do destacamento e ainda efetuaram tiros contra a delegacia. Mas ninguém ficou ferido. A barricada no destacamento foi para evitar perseguição”.
      O morador Patrício Silva disse que durante a ação, os bandidos renderam um vigilante de rua. "Os criminosos perceberam que estavam sendo perseguidos pelo vigia e o renderam. Tomaram a moto dele e mandaram o  homem deitar no chão".
      Câmeras de uma casa lotérica podem ter filmado o crime. Viaturas do Batalhão de Policiamento Especial ( Bope) e guarnições de cidades vizinhas estiveram no local, mas não conseguiram identificar os acusados.

      Começo do fim? Ricardo Coutinho exonera parente de Cássio

       

      A reportagem do PB Agora obteve ,na tarde desta terça-feira (16), uma informação privilegiada que dá conta de mais uma vítima da guilhotina girassol do Governo Ricardo Coutinho.
      Trata-se do concunhado do senador Cássio Cunha Lima, o engenheiro Marco Túlio, que foi exonerado do cargo de Diretor de Operações da Companhia de Agua e Esgotos da Paraíba – Cagepa/PB.
      Ele é casado com a irmã da ex-primeira dama do Estado Silvia Cunha Lima. Marco Tulio é funcionário antigo do órgão e foi pego de surpresa com a guilhotina girassol
      A função ocupada pelo parente do tucano já tem até substituto. O ex-vereador José Mota, que é da região do Sertão Paraibano será o novo titular do posto e está afastado politicamente da prefeita do PMDB, Chica Mota.
      O PB Agora permanece atento aos bastidores da política e promete mais informações sobre o assunto ainda hoje.
      Ainda não se sabe qual será a reção de Cássio ou até mesmo se o concunhado do tucano será reaproveitado em outra função no Estado.
      Henrique Lima/ Márcia Dias
      PB Agora

      Matéria publicada hoje (17) na coluna de Helder Mora, no Jornal da Paraíba, dá conta que Cássio Cunha Lima não poderá ser candidato a Governador em 2014, por estar enquadrado na Lei Ficha Limpa. Confira abaixo:




      Uma decisão de 11 de abril, do Tribunal Superior Eleitoral, pode selar o destino das eleições de 2014 na Paraíba. Ao julgar o Recurso Especial Eleitoral RESPE nº 34.811, à luz na Lei 135/2010 (Lei da Ficha Limpa), o TSE decidiu pela inelegibilidade de oito anos, num caso de condenação por abuso de poder econômico e captação ilícita de votos.
      E o que esse caso tem a ver com a Paraíba? Tem tudo, pela evidente semelhança ao caso do senador Cássio, segundo assegura ao Blog um advogado de viés girassol. O caso trata de um vereador de Nova Soure (BA), que teve o registro da candidatura indeferido, por causa de uma condenação em 2004, o que, segundo o TSE, tornou o parlamentar inelegível até a eleição de 2012.
      Ao tentar o registro, o vereador argumentou que já havia sido punido pelos três anos de sua cassação, de 2004 a 2007, e que a lei (da Ficha Limpa) não poderia retroagir para prejudicar. A ministra Laurita Vaz desconheceu a argumentação: “A inelegibilidade em questão não constitui pena, mas, sim, requisito a ser aferido pela Justiça Eleitoral, no momento do pedido de registro da candidatura.”
      Adiante, ela acrescenta: “Ainda que tenha transcorrido o prazo da sanção imposta por força de condenação pela Justiça Eleitoral, incide o prazo de oito anos de inelegibilidade… Ainda que se trate de condenação transitada em julgado, em representação de abuso de poder econômico ou político referente à eleição anterior, à vigência da Lei Complementar nº 135/2010, incide a inelegibilidade na alínea d do Inciso I da Lei Complementar nº 64/90, cujo prazo passou a ser de oito anos”.
      A TSE, no julgamento desse caso, foi pela manutenção da inelegibilidade de oito anos, a contar da eleição que motivou a cassação do vereador. No caso dele, a eleição foi em 2004, e ele ficou inelegível até 2012. Segundo advogado que passou as informações para o Blog, “o prazo do senador Cássio Cunha Lima começou a contar em 2006, e vai efetivamente até 2014”.
      E arrematou: “O senador Cássio sabe disso, porque já foi informado a esse respeito, e o governador Ricardo Coutinho também sabe.” Quem quiser conferir o vídeo do julgamento, com o voto da ministra-relatora Laurita Vaz, pode assistir em:http://www.youtube.com/watch?v=bhUpAM5Tl28. Todo o teor da RESPE n° 34811 (processo 34811.2012.605.0079), com o parecer da ministro e o extrato do julgamento, podem ser conferidos no site do TSE (www.tse.jus.br/), na sessão do dia 11 de abril de 2013.

      Primo de Cássio é a nova vítima da guilhotina girassol



      Após criticar a Cagepa o irmão do prefeito Romero Rodrigues e aliado do senador Cássio Cunha Lima, Moacir Rodrigues é mais uma vítima da guilhotina do girassol de Ricardo Coutinho.
      Moacir foi exonerado da direção da Agência Executiva das Gestão das Águas (AESA). A exoneração de Moacir Barbosa da Veiga Filho foi publicada na edição desta quarta-feira (16) no Diário Oficial do Estado.Amigos de Moacir garantem  que ele pediu exoneração e que pode ser indicado para ocupar a secretaria de Interiorização do Estado.
      No lugar de Moacir quem assume o cargo de Diretor Presidente da AESA é João Vicente Machado Sobrinho. A nomeação de João Vicente também saiu no DO.
      Na semana passada Moacir fez duras críticas a gestão da Capega principalmente no que diz respeito a fiscalização das irrigações irregulares nas margens do açude Epitácio Pessoa em Boqueirão. Nos bastidores comenta-se que o chefe do Executivo Estadual não teria gostado das críticas e afiado a sua guilhotina.
      E a lâmina está mesmo afiada. Recentemente o concunhado do senador Cássio Cunha Lima, o engenheiro Marco Túlio, foi exonerado do cargo de Diretor de Operações da Companhia de Agua e Esgotos da Paraíba – Cagepa/PB.
      Ele é casado com a irmã da ex-primeira dama do Estado Silvia Cunha Lima. Marco Tulio é funcionário antigo do órgão e foi pego de surpresa com a guilhotina girassol
      A função ocupada pelo parente do tucano já tem até substituto. O ex-vereador José Mota, que é da região do Sertão Paraibano será o novo titular do posto e está afastado politicamente da prefeita do PMDB, Chica Mota.

      Aumento salarial na UEPB somente em 2016

       

      Foto: Paraibaonline
      O reitor da Universidade Estadual da Paraíba antecipou que até – pelo menos – o ano de 2015 está descartada a possibilidade de aumento real para os servidores da UEPB, caso mantidos os critérios atuais de correção anual do Orçamento da instituição pelo Estado.

      Rangel (foto) recordou que entre 2008 e 2012 não existiram perdas salariais para a categoria. “Pelo contrário, a reposição foi maior do que a inflação”, emendou.

      Ele sublinhou que “o momento para se discutir as demandas futuras é quando ocorre a discussão do Orçamento Anual”.

      Vai faltar água em 23 bairros de Campina e em 5 cidades

       

      A Cagepa comunicou que nesta quarta-feira o abastecimento de água será interrompido nos seguintes bairros de Campina Grande: Catolé, Liberdade, Jardim Paulistano, Tambor, Malvinas, Severino Cabral, Mirante, Vila Cabral de Santa Terezinha, Sítio Jorge, Rocha Cavalcante, Rocha Central, Verdejante, Estreito, Aragão, Lucas I, II e III, Catolé de Boa Vista, parte de Santa Rosa, Hospital de Trauma, Bodocongó I, II e II, Mutirão.

      Também ficarão sem água os distritos de Galante e São José da Mata.

      As cidades de Pocinhos, Lagoa Seca, Alagoa Nova, Matinhas e Lagoa de Roça também ficarão sem água das 08h às 14h.

      A suspensão no abastecimento será necessária para que técnicos da Cagepa façam manutenção corretiva de urgência na adutora de 800mm.

      Cássio externa desejo de voltar ao Governo do Estado

      Cássio externa desejo de voltar ao Governo do Estado

      Foto: Paraibaonline
      O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) disse que não é contra a ida de Wilson Santiago (PTB) para o governo, desde que não seja para ocupar a vaga de senador, já que o vice-governador Rômulo Gouvêia (PSD) é prioridade na chapa majoritária.

      - Não tenho nada contra a vinda de Wilson Santiago para o governo, mas não para ocupar a vaga de senador .Se for desta forma começa a complicar a aliança, pois Rômulo é prioridade na chapa majoritária - pontuou o senador.

      Sobre a sucessão governamental em 2014, o tucano disse que está no Senado, mas que não esconde a vontade de voltar ao Governo do Estado.

      -Me dedico a tudo que faço, tenho uma função relevante no Senado Federal, mas no fundo tenho vontade de retomar o trabalho que foi interrompido no Governo da Paraíba - declarou Cássio.

      As declarações foram dadas a uma emissora de TV de João Pessoa.

      PROFESSORES VEJA O QUE O EX.JOGADOR DE FUTEBOL ROMÁRIO E HOJE DEPUTADO FEDERAL FALOU SOBRE a classe ...


       

       
      "O Brasil

      só vai deixar de ser um país tão atrasado quando a educação for valorizada.
      O professor é uma das classes que menos ganha e é a mais importante. O Brasil cria gerações de pessoas ignorantes porque não valoriza a Educação. E seus professores. Não há interesse de que a população brasileira deixe de ser ignorante. Há quem se beneficie disso. As pessoas que comandam o País

      precisam passar a enxergar isso. A Saúde é importante? Lógico que é. Mas a Educação de um povo é muito mais".

      toda região nordeste passa por problemas devido à falta de água

       

       

      como santa luzia , vale do piancó
       , demais regiões da paraiba ...

      O Distrito de Canafístula de Alagoa Grande, também está passando grandes dificuldades em relação ao abastecimento de água. Devido à estiagem, o fornecimento de água foi reduzido pele SAAE de Alagoinha, no distrito, a população está sendo abastecida por apenas três poços artesianos. As pessoas se deslocam de longas distâncias para adquirir o liquido precioso. Os donos de propriedades rurais estão tendo muitos prejuízos com a falta de água. O gado está perdendo peso, e já há criador que está perdendo o rebanho. Os açudes foram preparados, mas até agora a água da chuva não chegou. As escolas e a creche do distrito,  contam com o abastecimento de carros - pipa. A prefeitura disponibilizou água mineral para os alunos da localidade.

      terça-feira, 16 de abril de 2013

      enquanto o povo morre de fome, deputados querem verbas pra festas juninas, que mundo é esse meu povo?

      Absurdo, revoltante. Enquanto tantos lutam para que os governantes socorram as vitimas das consequências nefastas da seca, há deputado sertanejo, em Brasília, lutando para conseguir verbas. Para que essa verba? Para as vítimas da seca? Não,é para as festas juninas.
      Sinceramente, não sou contra as festas, mas nesta hora de fome, a barriga deve ser prioridade.
      Com vocês, a discussão.


      agora corpo de homem é encontrado as margens da BR-104 em Lagoa


      AGORA: moradores do sítio Conceição encontram corpo de homem as margens da BR-104 em Lagoa Seca/PB;
      Vitima aparenta ter 25 anos e foi encontrada amordaçada e com os braços amarrados;

      Grupo de funk que se apresentava como se fosse ‘Os Lelekes’ é preso em Minas

       

      O verdadeiro grupo “Federado e os Lelekes” Foto: Nina Lima / Extra
      Extra
      Tamanho do texto A A A
      Quatro rapazes que fingiam ser os integrantes do grupo “MC Federado e os Lelekes” foram presos, na madrugada desta segunda-feira, quando faziam um show na casa noturna Turuna do Riachuelo, no Centro de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Eles se apresentavam para cerca de duas mil pessoas.
      Os policiais chegaram até o falso grupo depois de receberem uma denúncia da Furacão 2000 - os músicos são contratados da empresa, que já vinha monitorando os falsários há algum tempo. Além dos falsos “Lelekes”, foram presos um empresário e também três responsáveis pela casa de show. Todos os envolvidos foram levados para a 1ª DP, de Juiz de Fora, e serão autuados em flagrante por estelionato.
      O empresário Rômulo Costa - dono da Furacão 2000 - e os verdadeiros “Lelekes” também foram ouvidos na delegacia. De acordo com o empresário, ele foi informado pela mãe de Paulo Victor, o MC Federado, que os meninos não eram pagos.
      - Ela conversou comigo porque precisava de R$ 400,00 para pagar o aluguel. A gente estima que os supostos empresários tenham ganhado R$ 600 mil, mas não repassaram nada para os meninos. Eles vão ter que pagar - disse Rômulo.
      Já o MC Federado também está mais tranquilo depois de tudo ser esclarecido na delegacia:
      - Para a gente não foi ruim depor porque estávamos certos. Assim é melhor, já que agora não vão mais poder nos tratar assim. Temos que agradecer também ao público, que sabe quem nós somos.
      O grupo “MC Federado e os Lelekes” tornou-se famoso depois que “Passinho do Volante” virou hit na internet. Confira o video:
      O advogado Telmo Mattos, que representa os empresários Joel Eduardo Neiva Valdivino e Edimar Pedro Santna, o MC D'Eddy, disse que, na verdade, os meninos que se apresentavam em Juiz de Fora correspondiam à nova formação do "MC Federado e os Lelekes". O grupo teve que ser refeito depois que três integrantes - Paulo Victor, Allan Johnson e Alex Reis - assinaram um contrato com a Furacão 2000. De acordo com Mattos, o formação original dos funkeiros foi desfeita no dia 15 de março.
      Como o contrato antigo com Joel e MC D'Eddy não teria sido desfeito, era possível fazer uso de imagem dos meninos. O advogado ainda disse que há um advogado trabalhando lá em Juiz de Fora para que a situação seja regularizada.

      Vídeo de mulher pelada em palco de baile funk gera polêmica na internet

       

      Foto: Reprodução de vídeo
      Extra
      Tamanho do texto A A A
      Um vídeo em que uma mulher fica nua no palco de um baile funk está gerando polêmica na internet. Durante o show do MC Magrinho, uma moça de vestido azul estava no palco, e dois dançarinos levantaram o vestido dela, deixando a calcinha à mostra.
      Logo em seguida, um dos dançarinos pegou a moça no colo e começou a fazer gestos obscenos, inclusive puxando a calcinha da moça. Quando ela ficou de pé mais uma vez e tentou recolocar a peça íntima, percebeu que a lateral estava arrebentada. Os dois meninos, então, arrancaram a calcinha da mulher, e ela ficou nua em cima do palco. Logo depois, a moça saiu do palco com a ajuda dos dançarinos.
      Foto: Reprodução de vídeo
      Apesar de muitos fãs concordarem e apoiarem o que aconteceu durante o show, outros reclamaram da atitude do funkeiro. O vídeo foi retirado do Youtube na tarde desta quarta-feira.
      Em sua página oficial no Facebook, MC Magrinho postou: "O bagulho é putaria mesmo... E quem não gostou, corta meu *** e bota na boca!!". Na rede social, o MC conta com mais de 273 mil fãs.

      Marco Feliciano diz que católicos adoram Satanás e têm corpo ‘entregue à prostituição’

      Em um vídeo que circula na internet, repleto de críticas à Igreja Católica, o deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) afirma que os católicos adoram Satanás e que têm o corpo "entregue à prostituição" e "a todas as misérias dessa vida". Na pregação, cuja data não é informada, Feliciano chama a religião católica de "morta e fajuta" e critica o hábito de usar crucifixos de Jesus no pescoço, comum entre os católicos.
      "Eu conheço o Deus de Paulo (São Paulo). Não é o Deus dessa religião morta e fajuta em que você está. Se há algum católico entre nós aqui, o que eu duvido muito, mas, se tiver, deixa eu explicar uma coisa. Primeiro: você não pode sentir aquilo que nós sentimos sem experimentar o Deus que nós sentimos. 'Não, pastor, não, pastor, mas eu sou carismático. Eu até aprendi a falar em línguas, colocaram uma fita no rádio e eu decorei.' Esse avivamento é o avivamento de Satanás”, grita, com raiva, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.
      “Porque o avivamento que provém de Deus, você não precisa ouvir fita para aprender. Você não pode experimentar o mesmo avivamento que eu porque o seu Deus não é o mesmo Deus que o meu Deus", prega Feliciano, aos berros, incensando os fiéis.

      Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Marco Feliciano afirma em vídeo que adoração de católicos é ‘avivamento de Satanás’
      Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Marco Feliciano afirma em vídeo que adoração de católicos é ‘avivamento de Satanás’ Foto: Aílton Freitas / Extra

      As imagens originais haviam sido encontradas pelo EXTRA há uma semana, em um canal da Assembleia de Deus no YouTube. No entanto, o vídeo foi removido pelo usuário no fim de semana. Outros internautas, porém, já haviam feito uma cópia e voltaram a postá-la.
      "O meu Deus exige santidade. Santidade física e santidade de alma. Não adianta dizer que seu coração é de Deus, mas o seu corpo está entregue à prostituição, à idolatria e a todas as misérias dessa vida. Quem é de Deus louva a Deus até no seu corpo", grita o pastor ao microfone, enquanto dá um tapa no púlpito e um pulinho.
      Embora afirme não ser homofóbico, Feliciano inclui os homossexuais na mesma pregação.
      "O meu Jesus não foi feito para ser enfeite de pescoço de homossexual nem de pederasta nem de lésbica", conclui.

      Coreia do Norte ameaça retaliar Sul por queima de imagens de Il-Sung

        Manifestantes queimam efígie do líder Kim Jong-Un, em um protesto anti-Coreia do Norte

      • Manifestantes queimam efígie do líder Kim Jong-Un, em um protesto anti-Coreia do Norte
      O Exército norte-coreano deu nesta terça-feira (16) (hora local) um "ultimato" ao vizinho do sul, prometendo lançar um ataque inesperado, caso as atividades hostis à Coreia do Norte continuem na península.

      O alerta foi feito depois que manifestantes em Seul queimaram, na segunda-feira (15), imagens do fundador da Coreia do Norte, Kim Il-Sung, de seu filho, Kim Jong-Il, e de seu neto e atual líder do país, Kim Jong-Un.
      O ato coincide com as festividades nacionais na Coreia do Norte pelo 101º aniversário do nascimento de Kim Il-Sung, uma data reverenciada como "O dia do sol".

      "Todo o governo e o povo da DPRK (Coreia do Norte) estão fervilhando com um forte ressentimento por esse monstruoso ato criminoso", declarou o Comando Supremo do Exército, em nota divulgada pela agência oficial de notícias norte-coreana.

      O arsenal norte-coreano

      • A quantidade exata de armas nucleares na Coreia do Norte é uma incógnita, uma vez que o país não é signatário de tratados para controle de tecnologias para destruição em massa.

        No entanto, estima-se que o arsenal do país inclui alguns foguetes que poderiam atingir não só Seul, mas capitais como Tóquio e até mesmo bases norte-americanas no Pacífico.

        Clique na imagem para saber mais
      No "ultimato", o governo declara que "nossa ação retaliatória começará sem aviso prévio, a partir de agora, já que um criminoso ato triplamente amaldiçoado de ferir a dignidade da liderança suprema da DPRK está sendo abertamente praticado no coração de Seul, sob o patrocínio das marionetes do governo".
      A nota acrescenta que as Forças Armadas "iniciarão imediatamente suas corretas ações militares para mostrar como o governo e o povo da DPRK valorizam e protegem a dignidade da liderança suprema".

      "A demonstração militar das revolucionárias Forças Armadas da DPRK será um poderoso golpe de marreta em todas as forças hostis que ferem a dignidade da liderança suprema da DPRK".

      A península coreana se encontra em uma escalada de tensão militar desde que o Norte realizou um teste nuclear em fevereiro de 2013.

      Estimulada pelas recentes sanções da ONU e pelos exercícios militares conjuntos EUA-Coreia do Sul, Pyongyang tem lançado várias ameaças de ataques de míssil e de guerra nuclear, nas últimas semanas.

      Em uma tentativa para diminuir a tensão, a presidente da Coreia do Sul, Park Geun-Hye, defendeu semana passada a necessidade de diálogo e de se "ouvir o que a Coreia do Norte pensa". Pyongyang rejeitou as propostas como um "truque ardiloso" de Seul para esconder suas intenções agressivas.

      Nesta terça, o Comando do Exército Supremo declarou que, se o Sul realmente quiser estabelecer diálogo e negociações, "eles devem se desculpar por todos os atos hostis à DPRK, grandes e pequenos".

      A Coreia do Norte costuma relacionar testes militares de alto perfil com datas-chave, motivo pelo qual esperava-se um teste de míssil de médio alcance na segunda-feira, junto com as celebrações pelo nascimento de Kim Il-Sung.

      Ao contrário do que aconteceu na comemoração do Centenário de Il-Sung, este ano, porém, não houve parada militar de grande porte, e autoridades sul-coreanas disseram que o estado de atenção com o possível lançamento de míssil pode se arrastar por dias.

      MP pede a ilegalidade da greve na UEPB e professores criam forum em defesa da instituição

       MP pede a ilegalidade da greve na UEPB e professores criam forum em defesa da instituição 

       O Ministério Público da Paraíba, através da Procuradoria Geral de Justiça, ingressou com uma ação no Tribunal de Justiça com pedido de liminar requerendo a ilegalidade da greve dos professores e dos servidores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

      A ação requer ainda que seja determinado aos docentes e demais servidores em greve que, no prazo de 24 horas, a contar da publicação de liminar, restabeleçam o funcionamento dos campi da universidade, sob pena de multa diária de R$ 40 mil à Associação dos Docentes da UEPB (ADUEPB) e ao Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior da Paraíba (Sintespb), e de R$ 2 mil aos integrantes das diretorias dessas duas entidades de classe.

      De acordo com a ação, as atividades da UEPB encontram-se interrompidas há 50 dias e que não houve avanço nas negociações entre as partes interessadas. Universitários entraram com uma representação na Promotoria da Educação de Campina Grande afirmando que não há justa causa para a greve.

      Segundo eles, 87,7% do orçamento da UEPB para o ano de 2013 já se encontra comprometido apenas com a folha de pagamento, embora a Lei de Responsabilidade Fiscal estabeleça percentual máximo de 60%. Além disso, os estudantes enfatizaram que os professores doutores da UEPB recebem remuneração inicial (R$ 6.126,52) maior que os da Universidade de São Paulo (R$ 5.192,32).

      Ainda segundo a ação, há fortes indícios de que, no decorrer do movimento grevista, vários professores encontraram resistência ao tentarem retornar à sala de aula, tornando o direito à greve uma obrigação e imposição.

      Em resposta à requisição da Promotoria da Educação, a universidade respondeu que é impraticável conceder o aumento de 17,7% pleiteado pelos docentes, porque a execução prevista no orçamento 2013 é menor que a execução efetivada em 2012, mas que outras reivindicações foram atendidas, como a assistência estudantil e a exoneração de todos os comissionados.

      A ação diz ainda que a paralisação imposta pela associação e sindicato causará prejuízos irreparáveis aos mais de 18 mil alunos e à sociedade em geral, principalmente aos estudantes que estão próximos de concluir a graduação, em razão do atraso da conclusão dos estudos, impedindo-os de receber propostas de emprego, prestar concursos públicos, fazer registros profissionais, aproveitar oportunidades em pós-graduações.

      Por causa disso, o promotor da Educação de Campina, Guilherme Costa Câmara, solicitou à Procuradoria-Geral de Justiça que ingressasse com a ação.

      Para o Ministério Público, o direito à educação encontra-se violado, uma vez que 100% das atividades de ensino estão interrompidas.

      “Com efeito, de um lado há o direito dos professores e demais servidores de exercitarem o direito de greve, segundo sua conveniência e oportunidade. Já no outro extremo, há o direito dos estudantes à educação, direito que vem sendo integralmente violado”, diz a ação.

      Outro ponto destacado é que o princípio da continuidade impõe a não interrupção dos serviços públicos, por serem essenciais ao atendimento de prestações sociais.

      Como todos os professores da UEPB encontram-se fora da sala de aula, não há garantia da manutenção das atividades inadiáveis. Para o MPPB, é injustificável que o direito à greve prevaleça sobre os direitos fundamentais, como o à educação superior.

      “Dessarte, força já dá total paralisação dos serviços educacionais (ensino, pesquisa e extensão), bem ainda da paralisação de quase todos os serviços administrativos prestados pela UEPB, sem que haja qualquer previsão ou sinalização de data para a sua cessação ou mesmo atenuação e declínio, faz-se imperiosa a intervenção do Poder Judiciário, no particular de velar-se e zelar-se pelo direito à educação”, diz o texto da ação.

      O MPPB requer ainda que a Universidade promova o desconto dos dias de ausência ao serviço pelos professores e servidores grevistas, uma vez que estes não podem ser abonados, compensados nem remunerados.

      Forum - No final da tarde da última segunda-feira um grupo de professores, técnicos administrativos e estudantes contrários a greve, criaram um forum de debate em defesa da instiuição. Eles querem principalmente que o governo do Estado devolva os recursos que a UEPB tem direito, assegurando assim, o reestabelecimento da Lei da Autonomina. O Fórum é liderado pelo professor Ricardo Soares, diretor do Centro de Educação da UEPB.

      A Redação

      Servidores da Educação da PMCG participam de nova assembleia

      Servidores da Educação da PMCG participam de nova assembleia 

       A partir das 15h, desta terça-feira, (16), no auditório da AABB, no bairro de São José, em Campina Grande, os servidores da Prefeitura de Campina Grande que estão em greve há quase dois meses irão se encontrar para a realização de mais uma assembleia geral das categorias.

      Promovido pela direção do Sintab (Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema) o encontro servirá para que os trabalhadores avaliem o movimento.

      Como a gestão municipal somente ofereceu a proposta de iniciar o pagamento do piso a partir do mês de agosto, os servidores continuam com a posição de não retornar ao trabalho até que suas reivindicações sejam atendidas.

      Entre elas estão: o pagamento do valor integral do piso nacional da categoria proporcional às 30 horas semanais do magistério, já que, atualmente, um professor com nível médio recebe o valor de R$ 998, faltando 18% para que o piso seja pago em sua integralidade.

      Outra proposta remete-se aos servidores técnico-administrativos para que seja acrescentada uma gratificação de 10% em cima do salário de R$ 720, mediante a justificativa de que esses profissionais lidam diariamente com substâncias insalubres. O presidente do Sintab, Napoleão Maracajá, conta com a presença de todos os trabalhadores para que as categorias sejam representadas durante o encontro.

      Cerca de três mil professores e servidores técnicos-administrativos da Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande estão em greve a quase mais de um mês segundo o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (Sintab).

      Redação com assessoria