quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Assorac Associação Raízes da Cultura projeto restaurar

 

Assorac Associação Raízes da Cultura  projeto restaurar, a cultura de um povo é o seu maior patrimônio
Preservá-la é resgatar a história, perpetuar valores,
é permitir que as novas gerações não vivam sob as trevas do anonimato.

Sabe aquela peça já “caindo aos pedaços”, cheia de ranhuras, ferrugens e etc, que foi da vovó? Tem quem jogue no lixo. Felizmente, nas mãos da equipe museu #Assorac torna-se uma peça exclusiva. E o que muitas vezes começa como um hobby ou caminho para

resgatar o valor emocional das peças, de quebra, ainda vira fonte de renda.

Antes 






 


“Não jogue fora”, vai logo avisando a Assorac nas suas oficinas, descobriu formas de socializar e profissionalizar seus alunos restauradores de mão cheia há cerca de 20 alunos alunos. desenvolvem as primeiras experiências, desta vez foi esta maquina de datilografia Smithe Corona foi , que ganhou uma repaginada. O resultado chamou a atenção de amigos e parentes.

Depois













E qual a dica para quem quiser arriscar e inovar? Móveis com história e afeto ganham nova roupagem

Recuperar o valor sentimental de móveis e outros objetos decorativos é um dos objetivos da Assorac que busca restaurar ou revitalizar as peças. É a partir deste ponto de vista que a assorac desenvolve o trabalho . “Nossos projetos são feitos com histórias e levamos em consideração o valor sentimental de cada peça”, frisa A coordenação do projeto.

No escritório da assorac, o artesanato e a brasilidade são lemas. Tudo, claro, com bastante cor, tendo a natureza como inspiração. “Em geral, as pessoas ainda têm muito medo de colocar e misturar cores, mas mostramos que o resultado fica maravilhoso”, diz Aziel.

Os sócios tentam não jogar nada fora, o que, às vezes, dá certo trabalho. “Uma vez, um cliente queria descartar a cadeira de balanço que foi da avó. Foi um custo ‘dobrá-lo’, mas conseguimos e o resultado foi um móvel pessoal, único”, exemplifica Mariele. A ideia, explica, é fazer de um imóvel um lar confortável, “para ser usado”. “Tem lugar onde a gente chega e não sabe se pode sentar ou não”, brinca. “A casa precisa ter ‘alma’”, acrescenta.

Antiguidades, relíquias, velharias, recordações, antiqualhas... há uma infinidade de formas para se descrever objetos antigos. E qual dessas palavras é a mais adequada para se referir a eles ? É uma pergunta que não possui apenas uma resposta certa, afinal, tais objetos antigos podem ser uma preciosidade para alguns e apenas sucata para outros.

 

Milhões de pessoas colecionam os mais diversos objetos em todo o mundo. O que as leva a isso ? Em uma primeira análise, colecionar poderia ser considerado apenas como uma forma de entretenimento, um simples hobby. Mas, com uma avaliação mais profunda, o ato demonstra ser uma atividade mais complexa e importante : o colecionismo, que, além da ideia básica de entretenimento, é uma arte e uma ciência que desenvolve o aprendizado, sendo uma atividade cultural por excelência. “Há um valor sentimental. Muitas vezes, por trás do móvel, existe uma história de família”,Vinicius restaurador .

#Assorac A cultura é a identificação de um povo dentro da história que deve ser preservada através da transmissão de conhecimento, e uma boa educação traz em seu bojo a preservação deste propósito.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário