sábado, 9 de fevereiro de 2013

investigação especial sobre a maior obra de infraestrutura do Brasil: a Transposição do Rio São Francisco.

providencias que estão sendo tomadas na tragedia em Santa Maria, são exemplos que qualquer cidadão brasileiro deveria ter direito, independente de seu estado. Vamos cobrar pelo nossos direitos... o mais
Triste é ver que os próprios representantes nordestinos se curvam diante desse grandioso problema. Toda culpa é nossa...



TCU vê R$ 734 mi em irregularidades na obra do Rio São Francisco


O Fantástico mostra uma investigação especial sobre a maior obra de infraestrutura do Brasil: a Transposição do Rio São Francisco. O projeto já se arrasta há cinco anos e deveria levar água para a região que enfrenta a pior seca dos últimos 40 anos.

O canteiro de obras mais ativo fica em Salgueiro, Pernambuco. No local está sendo construído um grande reservatório de onde a água vai ser bombeada para o ponto mais alto da transposição. Em cima, a água vai passar 180 metros acima do leito do São Francisco. Dali em diante, só com a força da gravidade vai percorrer mais de 100 quilômetros.
(Que horror !- PHA)

Disse o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra:

“O projeto básico foi concluído em 2001 (governo FHC – PHA). Esse projeto básico serviu de base para licitações. E os projetos executivos foram desenvolvidos ao longo da obra. Ocorreu uma grande discrepância entre o projeto básico e o projeto executivo da realidade encontrada em campo. Nos relatórios até aqui existe sim, há indícios de sobrepreço, de superfaturamento”.

Primeiro, o que é a transposição do rio São Francisco ?
A obra prevê a construção de mais de 600 quilômetros de canais de concreto em dois grandes eixos (norte e leste) ao longo do território de quatro estados (Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte) para o desvio das águas do rio.
Ao longo do caminho, o projeto prevê a construção de nove estações de bombeamento de água.
Não se trata, portanto, de um puxadinho na sede da Globo em São Paulo, aquele terreno grilado que o Cerra transferiu aos filhos do Roberto Marinho – eles não tem nome próprio.
Agora, vamos ouvir o “outro lado”, como costuma fazer a hipocrisia pigueana (*):
Em audiência pública no Senado nesta terça-feira (11/XII/2012), o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, disse que a transposição do Rio São Francisco deverá estar concluída em 2015. Ele reconheceu que o projeto “não se encontra no ritmo em que deveria estar”, mas ressaltou que 43% da obra já foram executados e que 33 contratos encontram-se em execução.
Entre as principais dificuldades enfrentadas pelo projeto, que prevê custo total de R$ 8,2 bilhões, Fernando Bezerra citou falhas no projeto básico da obra, iniciado em 1999; o abandono da obra por algumas empresas; a fragmentação da obra entre 90 construtoras; a inexistência de titularidade de terras; a burocracia ligada às desapropriações; e a necessidade de incrementos e adição de serviços novos, que culminaram na paralisação de lotes da obra em 2009 e 2010.
- A negociação de cada um desses contratos é uma dificuldade infernal, em função daquilo que encontramos, fruto de decisões [anteriores] tomadas com amparo legal, pela dimensão e pela complexidade da obra – afirmou.
Ou seja:
1) a obra, esse “puxadinho”, está 43% concluída;
2) a lambança foi feita pelo iluminado Governo do Farol de Alexandria, cujo projeto inicial deu os problemas que agora se conhecem;
3) o superfaturamento e o sobre-preço foram cancelados nos Governos Lula e Dilma e novas licitações, feitas;
4) apesar da incomparável fotografia de Paulo Zero desta “reportagem” “fantástica”, a Dilma não tem culpa na seca do Nordeste;
5) e sobre o espectro eletromagnético que a Globo explora, “quem paga é você”, amigo navegante.
6) levante-se da cadeira e lute por uma Ley de Medios, para enfrentar o poder desses Gilbertos Freires com ï” (**)



Em tempo: sobre a transposição das águas do São Francisco, recomenda-se ir aos links:

http://www.pac.gov.br/agua-e-luz-para-todos/recursos-hidricos

http://www.pac.gov.br/obra/4244

http://www.pac.gov.br/obra/8058

http://www.pac.gov.br/obra/15346

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