sábado, 25 de abril de 2020

Morre, aos 94 anos, Theodosina Rosário Ribeiro, primeira negra a ser vereadora na cidade de São Paulo

Theodosina Rosário Riberio (1930), faleceu nesta quarta-feira (22) aos 94 anos. Theodosina foi a primeira negra a ser vereadora (1970), com recorde no pleito e deputada estadual (1974), na cidade de São Paulo, foi também professora, diretora de escola e advogada.

Sua vida pública foi marcada por reconhecimento nacional e muitas conquistas sociais. Ela se tornou uma referência de engajamento na questão racial. Na sua carreira, procurou combater o racismo e o preconceito.
Em nota, o Aristocrata Clube, espaço sócio-cultural com objetivo de firmar a cultura e a identidade negra, lamentou o falecimento da Dra., que “assim como seu esposo o Dr. José Ribeiro, um dos fundadores do Aristocrata Clube, teve uma participação muito importante dentro do Clube, atuando junto ao o Depto. Feminino, acolhia e dava suporte ético-social às nossas crianças e adolescentes, principalmente às debutantes da nossa Associação”.
“Honramos a Mulher Negra, honramos a Doutora e Professora que com sua determinação representou a comunidade afro-brasileira com altivez, dignidade e eficiência.
Nossos sentimentos a toda Família Rosário Ribeiro”, finalizou nota.

NOTA DE FALECIMENTO
É com grande pesar que comunicamos que a Dra. Theodosina Rosário Ribeiro, faleceu na manhã de hoje.
Assim como seu esposo do Dr. José Ribeiro, um dos fundadores do Aristocrata Clube, teve uma participação muito importante dentro do Clube, atuando junto ao o Depto. Feminino, acolhia e dava suporte ético-social às nossas crianças e adolescentes, principalmente às debutantes da nossa Associação.
Em 1970 foi eleita a primeira vereadora negra a ocupar uma cadeira na capital paulista e, em 1974, para deputada da Assembleia Legislativa de São Paulo.
Honramos a Mulher Negra, honramos a Doutora e Professora que com sua determinação representou a comunidade afro-brasileira com altivez, dignidade e eficiência.
Nossos sentimentos a toda Família Rosário Ribeiro.
Aristocrata Clube

Nenhum comentário:

Postar um comentário